Auditto Trends: Este é o resumo semanal de notícias que a Auditto preparou para você com os destaques das áreas contábil, fiscal e de tecnologia. Veja os principais tópicos dessa semana:
– Brasileiro gasta até 9% do orçamento com apps. Um estudo do app de serviços financeiros Guiabolso com mais de 215 mil pessoas mostrou que os gastos com aplicativos de transporte como Uber e Cabify responderam por 9,3% do orçamento médio do brasileiro em julho — o que significa uma média de R$ 156,34 no mês. Já os apps de delivery de comida responderam por 7,2% dos gastos no período, o que corresponde a cerca de R$ 126,31 mensais. Saiba mais!
– Compensação do crédito tributário deve ser determinada por lei. Para haver inovação no ordenamento jurídico, como a criação de obstáculo à compensação do crédito tributário, é imprescindível a expressa determinação prevista em texto legal, e não pode ser feita por meio de solução de consulta. Leia mais!
– Proposta de reforma tributária do Senado pode incluir duplo IVA. Senadores estão negociando com governo federal a implementação de um imposto com tributos federais e outro com impostos estaduais e municipais para facilitar a cobrança. Saiba mais!
– Sebrae defende obrigações acessórias na Nota Fiscal Eletrônica. Em audiência no Senado sobre reforma tributária, o diretor técnico Bruno Quick aponta que há tecnologia para automatizar o pagamento de tributos. A reclamação se refere à obrigação das empresas de prestar, aos governos federal, estadual e municipal, declarações mensais, trimestrais e anuais sobre receita, tributos, movimentação dos empregados e encargos incidentes na folha de pagamento. Leia mais!
– Governo muda SPED para preservar investimentos de TI feitos para o eSocial. O evento de remuneração de segurados vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (S-1200) fará parte de um ambiente compartilhado entre a Receita Federal e a SEPRT, especificado com base em portaria conjunta entre os órgãos, a ser publicada em ato distinto da EFD-Reinf e do sistema simplificado que substituirá o eSocial. Saiba mais!