Se você é empresário há muitos anos ou está iniciando, certamente, já sabe que existem muitas obrigações contábeis que devem ser cumpridas para que o negócio atue legalmente. Entre as principais, destacamos a escrituração de notas fiscais.
O descumprimento dessa obrigação pode gerar problemas sérios junto aos órgãos responsáveis pelo recolhimento de tributos e fiscalização. Por isso, é preciso ficar de olho para evitar problemas com o Fisco.
Que tal entender melhor sobre o assunto e conhecer as penalidades? Continue a leitura e veja informações importantes sobre a falta de escrituração de notas fiscais!
Entenda o que é a escrituração fiscal
Antes de abordarmos as penalidades da falta de escrituração fiscal, é importante que você entenda do que se trata essa obrigação. É um processo de registro formal de informações e documentos fiscais gerados por uma empresa.
As informações são apuradas e organizadas para o envio à Fazenda Pública. Essa transmissão de dados recebe o nome de escrituração fiscal, que é também é conhecida como escrituração das notas fiscais.
Para garantir o cumprimento das normas vigentes e a transparência dos dados prestados ao Fisco, o processo precisa ser feito com atenção — além de exigir conhecimento sobre a legislação tributária e fiscal.
Lembre-se: toda empresa deve informar suas movimentações, dados sobre faturamento, impostos e demais questões que são relevantes para o Fisco.
Saiba quais são as penalidades da falta de escrituração de notas fiscais
A falta de escrituração das notas fiscais gera consequências graves às empresas, principalmente no quesito financeiro.
De acordo com a Lei nº 12.766/2012, quem não cumpre as obrigações referentes à escrituração fiscal pode receber multas nos valores:
- de R$ 500,00 por mês-calendário ou fração para quem está no regime Lucro Presumido;
- de R$ 1.500,00 por mês-calendário ou fração para quem está no regime Lucro Real;
- de R$ 1.000,00 por mês-calendário caso a empresa seja intimada pela Receita e descumpra o prazo estipulado.
Já no caso do cumprimento do prazo, mas com a inclusão de dados inconsistentes, a multa é de 0,2% do faturamento do mês anterior ao da entrega da escrituração, não inferior a R$100,00.
As penalidades vão além das multas. Isso porque a empresa pode sofrer processos administrativos junto aos órgãos fiscalizadores. Além disso, há outras consequências advindas da falta de escrituração fiscal, como:
- falta de consistência de Dados Fiscais;
- ausência de conciliação bancária;
- incoerência na Prestação de Contas;
- balanços irregulares.
Conheça os erros que impactam a escrituração de notas fiscais
Todo processo é passível de erros, principalmente quando a empresa lida com uma alta demanda de documentos. Para que o processo de escrituração seja feito de forma adequada, é preciso ter atenção a algumas questões importantes. Veja!
Não organizar os documentos fiscais
Antes de iniciar a escrituração fiscal, é preciso organizar os documentos fiscais. Recomenda-se que os documentos sejam organizados em ordem cronológica e com os dados devidamente atualizados. A rotina de trabalho que mantém a organização evita falhas ou atrasos no processo de escrituração.
Não dedicar atenção à falta de impostos
É preciso, sim, investir tempo para a apuração do cálculo e o recolhimento correto dos impostos. Erros relacionados a isso geram incidências de multas e juros, que podem comprometer a saúde financeira do negócio.
Deixar de guardar todas as notas fiscais
É possível armazenar os dados de forma eletrônica, que é uma forma segura e prática de ter esse acervo. A legislação tributária atual prevê o armazenamento das notas por 5 anos desde o dia da emissão. Então: guarde-as!
Perder os prazos
Deixar de cumprir com os prazos estipulados pelo SPED é mais um erro que compromete a escrituração fiscal. Consequentemente, a empresa pode receber multas. Portanto, fique de olho em todas as datas!
Executar tudo de forma manual
O próximo erro também compromete a falta de cumprimento dos prazos: quando a escrituração das notas fiscais é feita de forma completamente manual. Isso porque a velocidade do processo é limitada e ainda é mais suscetível a erros. Por isso, a automação é bem-vinda!
Veja como a automação auxilia o processo de escrituração fiscal
A tecnologia é uma grande aliada para os processos fiscais e contábeis, e é por esse motivo que ela é cada vez mais inserida na rotina dos profissionais que executam as obrigações. Nesse caso, o software de gestão com automação recebe visibilidade. As vantagens são inúmeras:
- automatiza as atividades burocráticas;
- gera relatórios de forma automática;
- apura os impostos de forma rápida e precisa;
- integra ao sistema do Governo;
- minimiza as falhas humanas, como erros e atrasos, entre outras funcionalidades.
Um software especializado torna a rotina do empresário e do contador mais fácil e ágil, melhora o acesso aos registros e ao cruzamento de dados para a escrituração fiscal. Sem contar que ajuda na conferência de dados e agiliza as tarefas diárias do controle fiscal e tributário.
Para manter o crescimento saudável da empresa, manter a legalidade das atividades e cumprir a legislação contábil é imprescindível. Ter atenção à legislação e contar com ferramentas que otimizem os processos para oferecer as melhores soluções contábeis ao negócio deve ser a prioridade do gestor.
Como vimos, a escrituração contábil é muito importante e o seu não cumprimento gera problemas sérios à empresa. Vale a pena seguir as dicas elencadas ao longo deste texto para evitar essas consequências.
E você, já conhecia as penalidades da falta de escrituração de notas fiscais? Viu como um sistema de gestão fiscal pode auxiliar? Então, acesse o site da Auditto e veja como a nossa solução pode auxiliar o seu negócio!