O regime de competência é um método bastante presente nas rotinas contábeis e financeiras de muitas empresas. Trata-se de uma forma de manter o negócio saudável e em constante crescimento, pois é a partir dele que é possível obter controle e organização financeira.
Por ser um recurso importante do planejamento financeiro, é fundamental compreender seu funcionamento e os seus impactos. Isso porque, dependendo do porte do negócio, a complexidade do acompanhamento pode ser maior.
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é o regime de competência?
Antes de explicar o conceito de regime de competência, é importante informar que, quando se trata de Imposto de Renda, tanto a legislação quanto os princípios contábeis consideram este regime oficial. Sendo assim, independentemente do porte da empresa, esta pode usar este regime para analisar suas finanças.
Estamos falando do registro de todos os recursos contábeis de uma empresa, ou seja, o extrato completo com todas as informações sobre a movimentação do negócio. Este método é usado no período de competência da receita ou despesa.
Suponhamos que uma empresa tenha tido uma despesa no mês de janeiro para que fosse paga no mês de março. No registro contábil, mesmo que a despesa seja paga depois, constará o mês de competência da despesa, que é janeiro.
Assim, o regime de competência nada mais é do que a data e o mês exatos da transação, independentemente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários.
Quais são as divisões desse regime?
Este regime pode ser dividido de duas formas. A primeira é o registro de receitas, processo que acontece no período em que as transações com terceiros foram realizadas. Dessa forma, o registro é feito no dia em que o contrato foi firmado.
A segunda forma é o registro de despesas. Como o termo indica, é quando as despesas são registradas quando os valores que constam como ativos deixam de existir. Nesse caso, eles podem ser transferidos para terceiros ou quando surge um determinado passivo. São despesas que aparecem no período de competências.
E qual é a sua importância?
Como mencionamos, o regime de competência é o modelo oficial da legislação brasileira para quem declara o Imposto de Renda. Outro ponto importante é que com ele é possível identificar tanto transações passadas quanto futuras, então ele auxilia no planejamento da empresa e fornece previsibilidade dos custos e das despesas de um determinado período.
Na contabilidade, este regime ajuda na elaboração do Demonstrativo de Resultados do Exercícios (DRE). Estamos falando de um relatório de gestão que é muito importante porque atua diretamente na avaliação dos lucros e prejuízos do negócio.
Vale destacar também que a manutenção do regime de competências fornece informações que, geralmente, são perdidas ao longo do processo de gestão. Ele apresenta tudo de forma clara e objetiva, auxiliando na tomada de decisões do negócio.
Sendo assim, independentemente do tamanho da empresa, dar atenção a este regime é sempre uma boa opção.
Existe diferença entre regime de competência e regime de caixa?
Essa é uma dúvida bastante comum e muitas pessoas confundem o regime de competências com o regime de caixas, no entanto, eles são diferentes. O regime de caixa é caracterizado pelo registro das despesas e receitas feitas no momento do pagamento e do recebimento. Além disso, ele é um método usado para registros financeiros.
O regime de competências, por sua vez, é um método usado utilizado para registros tributários, sendo, para ele, considerada a data em que ocorreu a data da compra ou da venda.
Outra diferença importante é que o regime de caixa é bem simples, enquanto o de competência fornece uma quantidade maior de informações que são usadas para fins tributários e tomadas de decisão. Ambos, no entanto, são fundamentais para a empresa.
Como a tecnologia pode ajudar nessa gestão?
A tecnologia, cada vez mais, vem auxiliando no processo de gestão financeira e contábil de muitas empresas. Por meio de ferramentas, é possível manter todas as informações organizadas com todos os pagamentos em dia, evitando prejuízos financeiros e outras punições.
A Auditto, por exemplo, é uma ferramenta de automação que utiliza o sistema em nuvem para a consulta e o download de notas fiscais. O processo acontece de uma forma mais rápida e com menos chances de erros para que você mantenha todas as contas em dia.
Como vimos, o regime de competência é um modelo interessante para usar na gestão da empresa. E a tecnologia é uma ótima opção para tornar esse processo mais dinâmico, organizado e seguro.
Esperamos que as informações deste texto tenham sido úteis para você. Acesse o site da Auditto para saber como a tecnologia é parte fundamental das ações contábeis da sua empresa!