[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1542391874826{padding-bottom: 15px !important;}”]
Auditoria fiscal preventiva: é possível aumentar o caixa da minha empresa?
[/vc_column_text][vc_column_text]A auditoria fiscal realizada pelo Fisco em uma empresa pode causar sérios danos, principalmente se detectados erros na tributação e pagamentos (mesmo que tenham ocorrido de forma não intencional). Por essa razão, os problemas com o Fisco podem levar sua empresa a grandes multas ou outras complicações fiscais.
Mas, você sabia que é possível evitar tudo isso com a realização da auditoria fiscal preventiva?
Sua utilização vai muito além da prevenção, mas sim, pode ajudar a perceber falhas e, ao repará-las, aumentar o caixa da empresa significativamente.
Como funciona uma auditoria fiscal preventiva?
A revisão de contas patrimoniais e resultados da empresa são avaliadas em uma auditoria fiscal preventiva. Através dela é possível constatar se existe ou não o cumprimento das obrigações fiscais, assim como a análise de tributação a qual a empresa está subordinada.
Reavaliar a classificação de produtos e serviços
O nicho ao qual cada produto está inserido determina a quantidade de impostos que a empresa irá pagar ao Fisco. Porém, a qualificação da empresa pode mudar de acordo com mudanças em leis ou mesmo em alterações simples no produto. Assim, a auditoria fiscal preventiva irá detectar se existem categorias diferentes para seu produto ou serviço e reduzir os custos com impostos.
Recuperação de impostos
A recuperação de impostos é uma forma de economia que pode ser utilizada pela maioria das empresas. Ela ajuda a reduzir os custos revertendo taxações duplas em crédito de tributos para a empresa. Dessa forma, é possível diminuir o valor pago e aumentar os ganhos da instituição, sem ter que aumentar o preço final.
A auditoria fiscal preventiva detecta quais os valores a serem recuperados em impostos como: ICMS, Cofins, entre outros.
Alterações na tributação
A mudança no valor de alguns tributos pode sofrer alterações inesperadas, principalmente quando ocorrem incentivos para as empresas pagarem menos impostos. Porém, nem sempre o setor fiscal da instituição se atualiza, podendo ocorrer pagamentos com valores acima do que está em vigor.
A auditoria fiscal preventiva verifica toda a carga tributária que a empresa está sujeita e compara a que está sendo aplicada. Dessa forma, é possível fazer as atualizações necessárias.
Conhecer melhor a própria empresa
Entender todas as obrigações fiscais é muito importante para desenvolver estratégias que contrabalanceiam seus custos. A auditoria fiscal preventiva faz com que seja possível entender todos esses aspectos, e assim, mensurar os custos tributários da empresa.
É possível também analisar quanto representa a tributação para a empresa e buscar estratégias para reduzir legalmente a porcentagem no preço final.
Entender melhor como funcionam os processos, com certeza, auxiliará a tomada de decisões mais consistentes e adequadas para as necessidades do seu negócio. Dessa forma será possível ainda desenvolver estratégicas na administração que estejam alinhadas com a demanda de custos.
A auditoria fiscal preventiva deve ser realizada periodicamente para manter a empresa sempre atualizada e com todas as obrigações fiscais sendo realizadas da maneira adequada.
Sua empresa já teve algum problema que poderia ter sido resolvido com a auditoria fiscal preventiva? Tem receio de que isso aconteça? Entre em contato com a Auditto e evite falhas![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
[…] robôs que detectam esses detalhes, seja um SPED em branco, seja uma nota fiscal não registrada, seja uma operação financeira complexa. Em contabilidade, mentir é tão grave quanto […]
[…] caso, a auditoria preventiva feita na área previdenciária funciona como uma pré-fiscalização que permite a empresa estar […]